consórcio de imóveis
Mercado Imobiliário

Você sabe como funciona o consórcio?

O consórcio é uma reunião de pessoas físicas e jurídicas em um grupo, com prazo e cotas previamente determinados pela administradora de consórcio, que tem por finalidade a aquisição de bens ou serviços por meio do chamado “autofinanciamento”.

Parece um pouco complicado, não?  Fique tranquilo, a CrediPronto vai te explicar o Consórcio

Consórcio, basicamente, é um grupo de pessoas que se reúnem para comprar algo em comum, pagando mensalmente uma pequena parte do valor total adquirido. 

Para entrar num grupo de consórcio não é necessário pagar taxa de adesão, você só precisa escolher o valor da cota que quer adquirir e efetuar o pagamento das parcelas na data correta de vencimento. Lembrando que, não há cobrança de juros embutidos no valor das parcelas, apenas uma taxa administrativa que varia de 1% a 2% ao mês.  Ao pagar a primeira parcela, o consorciado já participa dos sorteios/lances da próxima assembleia.

O que é o sorteio?

Os sorteios acontecem uma vez por mês por meio de assembleias onde apenas um consorciado pode ser sorteado, por grupo no mês.  Caso seja sorteado, o consorciado é contemplado com o valor total da cota adquirida e permanece efetuando o pagamento das parcelas até o final do grupo.

Outra forma de ser contemplado antecipadamente é por forma de lance.

O que são os lances?

O lance funciona como uma espécie de “leilão” no consórcio, quem der o maior lance, será contemplado. Esse lance pode ser dado por meio de recursos próprios, uso do FGTS ou lance embutido (utilizar um percentual da carta de crédito como lance).

O valor da cota é valorizado em todo aniversário do grupo, pelo INCC. Sabe o que isso quer dizer?

Quando você adquire um valor, utilizado para imóveis, essa cota é valorizada a cada ano. Por exemplo, se adquiriu uma cota de R$ 100.000,00 e foi contemplado no final dos 192 meses, considerando a correção de 7% ao ano, sua cota foi valorizada em R$ 295.216,37!

Como posso utilizar o valor adquirido após ser contemplado?

O consórcio pode ser usado para comprar um imóvel residencial novo, usado ou imóvel comercial. Pode também ser usado para comprar terrenos, construir ou até quitar um financiamento imobiliário em seu nome.

O consórcio é a melhor forma de se capitalizar a longo prazo!

  • Com taxas baixas e parcelas pequenas você pode ser contemplado no prazo máximo contratado, com seu valor valorizado.
  • Se tiver um pouco de pressa por dar um bom lance.
  • Talvez com um pouco de sorte, pode ser contemplado na hora!

Quer saber mais sobre esse produto? Acesse agora mesmo o simulador do consórcio da Lopes e veja o passo a passo e como funciona esse produto.

CrediPronto

A única empresa especializada em consultoria de financiamento imobiliário do país. Conheça todos os benefícios e veja o porquê de fazer o financiamento do seu imóvel com a CrediPronto.

Você pode gostar de ler também...