Decoração e Paisagismo

Como escolher o tipo de espuma para seu sofá!

Escolher o modelo e a cor do sofá é até pode ser fácil, só depende do gosto do cliente. Mas e na hora de escolher a espuma, você tem ideia do que fazer? Será que dá pra usar o mesmo tipo tanto no assento quanto no encosto? E nos braços? O sofá vai ser usado para receber visitas, ver filmes ou dormir?

 

O que é densidade da espuma?

Na hora de conferir as características e especificações do sofá, você irá perceber as indicações como D-28 ou D-33, mas afinal o que é isso? Essa sigla representa a densidade da espuma do sofá e determina diretamente a sua maciez e resistência.

O número da sigla define a medida em g/cm³, que basicamente é uma divisão de quanto peso cada c³ consegue aguentar. No caso do D-33, são 33 g/cm³. Convertendo isso para peso, indica mais ou menos que o móvel é indicado para pessoas com peso entre 71 kg e 100 kg.

Como escolher? 

Para escolher a espuma do seu sofá é necessário pensar em duas coisas, o peso das pessoas que vão usar mais regularmente o móvel e a necessidade de conforto ao utilizá-lo. Como o sofá não é exatamente um móvel pessoal, pode-se adotar um cálculo universal para que sua espuma atenda todos os usuários. O padrão é utilizar um assento com espumas D-33 (33 g/cm³), que atende pessoas de 71 a 100 Kg com até 1.80 mts de altura. Somente em casos de pessoas com mais de 100kg que a espuma deve ser a D-45.

Um sofá firme é mais resistente e confortável. Assim, a densidade ideal da espuma deve ser de 28 g/cm³ a 33 g/cm³. O ideal é que molas de aço ou percintas façam parte da composição. As percintas são tiras largas e elásticas fixadas com presilhas de aço para sustentar a espuma, conferindo maior maleabilidade.

Conforto x Maciez 

Se o seu objetivo é passar muito tempo no sofá, é bom optar por um que tenha encosto mais alto, para que se possa apoiar e descansar o pescoço. Mas veja se isso não vai atrapalhar a decoração do cômodo como um todo.

Mas o conforto também é importante e um assento ou os braços podem receber espumas chamadas de soft, que são mais macias. Por isso que sofás são normalmente feitos com um misto de espumas, para deixar ao mesmo tempo firme e macio. O encosto nunca sofrerá grandes cargas, portanto o ideal mesmo é começar com a D-23 e colocar no máximo uma D-28, senão a sensação será de estar encostando em uma pedra.

Como escolher o tipo de espuma para seu sofa 02

O importante é provar diversos tipos de sofá para saber o que mais lhe agrada, pois tanto um mole demais, quanto um firme demais será desconfortável ao longo do tempo. Por isso pense bem qual será a forma que o sofá será mais utilizado para procurar escolher o que melhor se adapte a você.

Um sofá mais firme pode ser ótimo para receber visitas e para manter a postura, mas um retrátil e macio é ótimo para ver um filme de vez em quando. Caso não puder ter o dois para cada uso, opte então pelo meio termo, o famoso multi-uso.

 

Veja também:

+ Sofá de veludo: A tendência que voltou para ficar

+ Sofá de couro: Dicas de como utilizar o couro para sofisticar o seu ambiente

 + Sofá colorido: várias opções para a decoração de uma sala

+ Como escolher o sofá ideal para colocar em casa

 

Você pode gostar de ler também...