Decoração e Paisagismo

Como escolher os melhores sofás para apartamentos pequenos

Morar em apartamentos pequenos está cada vez mais comum. Afinal, com a valorização do m2 diversos imóveis passaram a ser construídos com metragem reduzida. Diante desse cenário, a escolha dos móveis e eletrodomésticos passou a ficar ainda mais criteriosa. A decoração da sala de estar, por exemplo, tornou-se um desafio para muitas pessoas trazendo à tona inclusive uma dúvida quase que recorrente: como escolher corretamente os sofas para apartamentos pequenos?

Pensando nisso, se você mora em um apartamento com pouco espaço e está em dúvida sobre qual vem a ser o sofá ideal para o seu imóvel, saiba que veio ao lugar certo! Neste post, você vai encontrar diversas dicas importantes de decoração além de modelos de sofás criativos e funcionais que podem fazer parte da sua sala.

Sofás criativos e funcionais que trazem conforto na medida certa
Fonte: G+G Interiores

Sofás para Apartamentos Pequenos: traga conforto na medida certa

Decorar um ambiente pequeno requer criatividade e atenção. Isso porque, de um cômodo para outro podemos nos deparar com grandes desafios de como compor uma decoração versátil e funcional, sem que a circulação de pessoas seja prejudicada.

E, dentre os diferentes ambientes de um apartamento podemos destacar a sala de estar. Neste ambiente, o móvel dado como protagonista é o sofá. Por esse motivo, os sofás devem ser escolhidos com cautela, pois além de conforto os diferentes modelos de sofás existentes devem também trazer funcionalidade para o espaço.

Dicas para escolher o sofá ideal para apartamento pequeno

  • Avalie o tamanho da sala de estar: seja para comprar o primeiro sofá ou trocar o modelo já existente é preciso tirar as medidas da sala de estar. Observe onde a peça ficará exposta e como ela irá interagir com os demais móveis do espaço;
  • Descubra o modelo mais adequado: há uma infinidade de modelos de sofás, logo, é preciso estar atento quanto ao tamanho, formato e estilo para que o móvel se harmonize com os demais itens presentes no cômodo;
  • Defina as cores do sofá: definir a paleta de cores dos sofás também é necessária, principalmente por se tratar da decoração de um ambiente pequeno. De antemão, já recomendo a escolha pelos tons claros, pois essas cores dão uma sensação de amplitude ao cômodo; 
  • Reavalie seu orçamento: não há nada mais desagradável do que se apaixonar por um modelo de sofá e no final ter que descartar a opção desejada por falta de orçamento, não é mesmo? Por isso, é importante ter na ponta do lápis qual o valor máximo que poderá ser investido na compra do sofá.
modelos de sofá para apartamentos pequenos
Fonte: Francieli Aksenen Dembeski

Conheça diferentes modelos de sofás para apartamentos pequenos

No mercado é possível encontrar diferentes modelos de sofás para apartamentos pequenos com tamanhos, formatos, cores e estilos distintos. Por essa razão, muitas pessoas acabam tendo dúvidas sobre qual o modelo de sofá ideal se encaixa na decoração do cômodo. Logo, para te auxiliar nesse processo de escolha separamos abaixo algumas opções de sofás que podem ser encontradas em lojas físicas e departamentos online.

  • Sofá sem braço
  • Sofá de canto 
  • Sofá modular
  • Sofá cama
  • Sofá com chaise
  • Sofá reclinável e retrátil
  • Sofá chesterfield
  • Sofá retrô

E se tratando de um imóvel com espaços reduzidos, já adianto que as opções de sofás grandes devem ser deixadas de lado. Afinal, ninguém merece ter um móvel ocupando toda a área da sala de estar. Diante disso, durante sua escolha sempre opte pelas versões de sofás pequenos com 2 ou 3 lugares, ok?

sofá retratil de 3 lugares
Fonte: A.M Studio Arquitetura

O sofá sem braço, por exemplo, é uma ótima alternativa para compor a decoração de ambientes pequenos. Isso porque, sua estrutura além de trazer leveza e um toque de modernidade, também dá a sensação amplitude ao ambiente.

No entanto, caso você faça questão da presença dos braços do sofá é possível investir nos modelos de sofás de canto. Os sofás de canto são ótimos para apartamentos pequenos. E se você deseja maximizar ainda mais o espaço da sua sala de estar como dica procure posicionar seu sofá de canto alinhado a parede do cômodo.

sofá de canto para otimizar espaço
Fonte: A.M Studio Arquitetura

Seguindo essa mesma linha de versatilidade temos também o sofá modular. Para quem não sabe o sofá modular é um tipo de sofá que pode ser montado por partes, ou seja, por módulos. Dessa forma, é possível criar novas configurações para o design do sofá, pois suas peças são encaixadas como um quebra-cabeça.

Agora, para aqueles que costumam receber visitas com frequência o sofá cama acaba se tornando um excelente investimento, pois durante o dia ele pode ser usado como sofá e no período da noite sua estrutura pode se transformar em uma aconchegante cama.

O sofá com chaise apesar de ser uma opção um pouco maior do que as apresentadas acima, dependendo do tamanho do cômodo, é possível inserí-lo sem grandes problemas no espaço. Por isso, sempre que optar por esse modelo procure deixar a parte do chaise alinhada com a parede para que a circulação de pessoas não seja prejudicada.

sofá com chaise trazem conforto para a sala
Fonte: Jaqueline Frauches

O sofá reclinável e retrátil também é uma opção para apartamentos pequenos. Contudo, antes de realizar a compra desse móvel é importante estar atento quanto as medidas do sofá fechado e aberto para que durante seu uso a abertura do sofá não sufoque a decoração do espaço.

Quando o assunto é estilo os modelos de sofás chesterfield se destacam por entre as opções mencionadas. Afinal, suas curvas bem marcadas, seu estofamento no estilo capitonê e seus botões aplicados sob pressão, não passam despercebidos na decoração de um ambiente. Logo, se você deseja dar um Up na decoração busque por modelos de sofás chesterfield 2 ou 3 lugares.

modelos de sofá chesterfield na decoração
Fonte: TT Interiores

No entanto, se você é adepto as lindas releituras do passado pode investir em modelos de sofás retrô. O sofá retrô nada mais é do que uma peça nova, inspirada em móveis antigos. Em ambientes pequenos, como dica procure por modelos de sofá retrô 2 lugares em tons claros, pois as cores claras são essenciais para ampliar o tamanho do cômodo.

Quais são os diferentes tipos de tecido para sofá que podemos encontrar no mercado?

Nos últimos anos, os tecidos para sofá foram ganhando cada vez mais espaço no mercado. Tanto que hoje é possível encontrar diferentes modelos de tecido para sofá que atendem os mais diversos gostos, estilos e necessidades. Confira os tipos de tecido para sofá mais procurados pelo público:

  • Suede
  • Couro Sintético
  • Sarja
  • Tweed
  • Jacquard
  • Chenille
  • Tafetá
  • Linho
  • Veludo
  • Pacthwork
  • Acquablock (tecido impermeável)

Por isso, diante de tantas opções é importante levar em conta o estilo de decoração do seu apartamento pequeno, bem como, as vantagens e desvantagens de cada modelo apresentado. Para que a escolha do tecido para sofá se harmonize com a sua decoração e atenda as suas necessidades.

sofá de suede na sala de estar
Fonte: Vitral Arquitetura

Como escolher as melhores cores de sofás para apartamentos pequenos?

Após escolher o modelo e o tecido chegou a hora de escolher qual cor de sofá irá ficar melhor no seu apartamento pequeno. No ambiente, o sofá pode ter uma cor neutra ou assumir uma cor mais viva e colorida, tornando-se a grande atração da decoração.

No entanto, apesar da diversidade de cores existentes que podem ser escolhidas, por se tratar de um apartamento pequeno a dica aqui é optar pelos modelos de sofás com tons clarinhos como branco, off white, gelo, cinza, creme e bege. 

Isso porque, a presença de tons claros acaba expandindo visualmente o local, ou seja, o sofá claro no ambiente traz a sensação de amplitude tornando o cômodo muito maior do que realmente ele é na verdade, quebrando aquela sensação de “aperto” que os ambientes pequenos costumam apresentar.

sofás em tons claros
Fonte: Luciane Mota

Pronto, agora é só seguir as dicas de decoração e se inspirar nas imagens para escolher o modelo de sofá que mais combina com o seu ambiente!

Essas dicas de decoração para apartamentos pequenos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também:

+ 8 dicas para otimizar o espaço e modernizar apartamentos compactos

+ Jardim vertical: Conheça as espécies de plantas ideais para o seu ambiente

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...