Essa é a criativa e ambiciosa ideia do Designer Gráfico Pedro Campos, criador do Projeto Identidade São Paulo.
O objetivo é criar um logotipo para cada um dos mais de 400 bairros de São Paulo.
No site do Projeto, Pedro explica que a ideia do Identidade São Paulo surgiu em 2009, mas foi apenas em 2013, durante uma crise criativa, que ele recuperou o caderninho onde havia feito os primeiros rabiscos e decidiu levar a ideia adiante.
Cada desenho surge apenas depois da pesquisa da história do bairro. O próprio nome e sua origem também são grandes fontes de inspiração. Por isso mesmo todos os logotipos incorporam o ano de fundação do local.
Conheça alguns dos logotipos dos bairros de São Paulo criados por Pedro nas imagens abaixo:
Brooklin Novo
O bairro, antigamente um território só com o Brooklin Velho, tem uma das localizações mais estratégicas de São Paulo. Ali você tem fácil acesso à Marginal Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes e ainda está ao próximo ao aeroporto de Congonhas. O Brooklin novo também é conhecido por abrigar algumas das maiores empresas, como a TV Globo, a Microsoft e a HP. Gosta de festa? Não perca a tradicional Brooklinfest, cheia de comidas e danças típicas alemãs.
Um dos mais novos e mais queridos cartões postais dos paulistanos é representado no logotipo do bairro: a Ponte Estaiada.
Tatuapé
O bairro Tatuapé não é só um dos mais agradáveis e desejados de São Paulo, mas é também um local histórico e de grande valor para a cidade. O morador tem várias opções de transporte público e pode chegar com facilidade a outras regiões da cidade. São duas estações da Linha Vermelha do metrô, Carrão e Tatuapé, duas linhas de trem da CPTM, Coral e Safira. O Tatuapé também é a casa do Parque do Piqueri e seus quase 100 mil m² de rica flora e fauna.
Como não podia deixar de ser, o logotipo do Tatuapé tem a imagem de um tatu, representando a origem do nome do bairro, que, em tupi, significa “caminho dos tatus”. O padrão na carapaça do animal faz alusão ao pioneirismo da região na cultura de uvas.
Pinheiros
Pinheiros está localizado Zona Oeste de São Paulo e tem como característica ser uma região nobre, bem localizada e com diversos tipos de serviços, além de ótimas opções de lazer, entretenimento e gastronomia. Para o morador de Pinheiros, opções de cultura nunca faltarão. O bairro é a casa, entre outros, do Instituto Tomie Ohtake, Centro de Cultura Judaica, Instituto Goethe, entre outros. Para as compras também não falta opções, já que no bairro estão os Shoppings Eldorado e Iguatemi.
Não é a toa que o logotipo de Pinheiros parece um símbolo do Natal; o Designer Pedro Campos optou por representar o bairro, neste caso, de acordo com seu nome.
Mooca
A Mooca é o bairro paulistano por excelência. No início de sua construção, a região foi ocupada por croatas, lituanos e, sobretudo, italianos. E por falar na Itália… Não tem como falar da Mooca sem falar da festa de San Gennaro, que chegou, em 2014, à sua 41ª edição. Nela, as nonnas preparam iressistíveis macarronadas, polentas, entre outros. Na Mooca também está o tradicional Clube Atlético Juventus e seu time de futebol profissional. Assistir a uma partida do Moleque Travesso na Rua Javari é um programa imperdível!
A alma italiana da tradicionalíssima Mooca fez com que o Museu do Imigrante fosse escolhido para estampar seu logotipo. Curiosamente muitas pessoas afirmam que o Museu está localizado no Brás, mas, de acordo com os Correios, ele é “mooquense” mesmo.