Descubra o bairro da Barra Funda em SP
Conheça seu bairro

Descubra a Barra Funda, importante bairro de SP

A Barra Funda é um dos mais tradicionais bairros da capital paulista e desfruta de uma ótima localização: a Zona Oeste. A região está às margens do rio Tietê e, por esse motivo, recebe esse nome: anos trás, a barra do rio era extremamente funda, originando o nome do bairro que se fixava na área.

Conheça agora a história da tradicional Barra Funda.

A área reconhecida hoje como Barra Funda, em meados do século XIX, era um sítio conhecido como Chácara Carvalho, que anos depois foi loteado e dividido. A grande casa da chácara ainda existe, mas hoje é sede de um colégio católico da região. Ela foi projetada pelo construtor Luis Pucci, o qual também ergueu o Museu do Ipiranga.

A mudança no bairro foi iniciada quando a Estrada de Ferro Sorocabana, que fazia parte do trajeto de escoamento do café, começou a ser construída para ligar o interior e os portos. A partir dos anos 20, a ferrovia deixou de carregar apenas produtos e passou a transportar pessoas, o que intensificou a movimentação e desenvolvimento da região. Outra estrada que teve um papel importante foi a São Paulo Railway, que atendia a população que trabalhava nos armazéns do bairro.

Descubra o bairro da Barra Funda em SPFoto: Flávio Cavalcanti

A chegada dos imigrantes italianos junto com as indústrias fez a Barra Funda se expandir e ganhar marcas da arquitetura e infraestrutura típicas da Itália. Logo após esse período, os negros passaram a residir no bairro, transformando novamente a cara da Barra Funda. Em 1902, com a instalação do primeiro bonde elétrico de São Paulo que ligava a região ao largo de São Bento, houve uma intensificação comercial no local, principalmente entre a Rua Brigadeiro Galvão, Rua Anhanguera e Rua Assis. O Império Matarazzo também incentivou a evolução com o fluxo de trabalhadores, apesar de estar situado numa área vizinha.

Após os anos 20, a região sofreu uma desvalorização e foi deixada à deriva, sobrevivendo apenas de mecânicas, marcenarias e indústrias têxteis de pequeno porte. Décadas mais tarde, com a migração dos nordestinos, a Barra Funda foi novamente povoada e passou a ser destacar pelo recém-construído Terminal de Ônibus e pelas linhas de trem e Metrô que se instalaram no distrito.

Descubra o bairro da Barra Funda em SPFoto: Epitácio Pessoa/Estadão

Conheça também a história de outros bairros de São Paulo aqui.

 

Outro fator impulsionador para o bairro foi a construção do Memorial da América Latina em 1989 e outros centros culturais e econômicos, como o Teatro São Pedro (que já existia desde 1917), o já extinto parque de diversões Play Center, o Parque Antártica (atual Allianz Parque, novo estádio do Palmeiras, clube residente próximo ao bairro), entre outros. A partir dos anos 90, outras grandes empresas e negócios se fixaram no bairro, tais quais: os estúdios da Rede Record, o Parque da Água Branca, o SESC Pompéia e o Shopping West Plaza.

Descubra o bairro da Barra Funda em SPFoto: Claude Lévi-Strauss/Acervo Instituto Moreira Salles

Além disso, a Barra Funda ainda é conhecida por ser um dos berços do samba paulista. A Camisa Verde Branca foi fundada no bairro em 1953 e, em localidades próximas, surgiram as escolas de samba Vai-Vai e Águia de Ouro. Rodas de samba e capoeira eram realizadas no Largo da Banana, confirmando a tradição que foi estabelecida no bairro. E, no campo da literatura, o escritor Mário de Andrade representava a querida Barra Funda, que também aparecia em obras de Alcântara Machado.

 

Você pode gostar de ler também...

1 Comment

  1. […] grande intervenção urbanística que abrange os bairros de Água Branca e Barra Funda e que certamente deverá proporcionar sensíveis melhorias por toda a extensão desses bairros, […]

Comments are closed.