Projeto de arquitetura para Semana de Design em Milão
Arquitetura

Salão Satélite em Milão reúne jovens talentos do design e arquitetura

Todos os anos, durante a famosa Semana de Design em Milão, o Salão Satélite é uma das atrações mais esperadas, exibindo trabalhos de jovens designers, arquitetos e estudantes de universidades de diversos países. O evento, realizado de 14 a 19 de abril, abordou o tema “Planeta Vida” para que os participantes pudessem desenvolver seus projetos.

Cerca de 700 designers, todos com menos de 35 anos, selecionados nos cinco continentes, apresentaram seus protótipos. Os melhores projetos serão avaliados e os três finalistas premiados com o Salone Satellite Award. Entre os candidatos despontam a arquiteta brasileira Érica Giacomelli, que apresentou o projeto Cappellini International Lounge, criado para o Istituto Marangoni.

Projeto de arquitetura para Semana de Design em Milão

Dentre todos os alunos da instituição de ensino, a jovem brasileira, em parceria com o estudante espanhol Javier Velo e o russo Kirrill Ivko, foi escolhida para apresentar um projeto modelo de um imponente e confortável lounge de aeroporto internacional projetado para três cidades diferentes: Milão, Miami e Tóquio.

O ponto de partida do projeto foi à análise do frequentador de um lounge de aeroporto. Através desse estudo, o trio conseguiu criar um conceito que fosse ao mesmo tempo complexo em sua natureza e desafiador para construir um ambiente. Todo o estudo proporcionou pranchas conceituais que foram o catalisador de todo o projeto.

Projeto de arquitetura para Semana de Design em Milão

Através dessa análise de target, foi possível identificar as necessidades desses usuários. Ao mesmo tempo em que eles queriam se sentir especial em um ambiente exclusivo, também queriam se sentir relaxados, conectados e até mesmo protegidos. Esse estudo criou um conceito sobre o retorno às origens, o equilíbrio e o retorno para a caverna, para o útero e sobre a necessidade de um abrigo. Seguindo essa ideia, as inspirações de design foram definidas como fluidez, topografia, desenho de paisagem e formas orgânicas, com toques de inspiração em Burle Marx.

Projeto de arquitetura para Semana de Design em Milão

Erica Giacomelli

Com experiência em alguns dos escritórios de interiores e arquitetura mais respeitados de São Paulo, com cursos em Nova York, Londres, Nice e Milão, partiu para o desafio de abrir seu próprio escritório, tendo como meta criar um espaço profissional que conseguisse expressar toda sua criatividade, atenção aos detalhes e paixão pela arquitetura e pelo design. Para criar seus projetos, sempre busca referências em suas viagens, experiências e tendências, conseguindo sempre imprimir em seus projetos uma narrativa própria.

Você pode gostar de ler também...